quarta-feira, 6 de junho de 2012

Assembleia dos Docentes 6/6/12

Hoje pela manhã ocorreu uma assembleia ordinária de greve. Na ocasião os docentes presentes falaram sobre a apatia de parte dos professores que aderiram à greve e que não participam do movimento. Falou-se sobre possíveis soluções para mobilizar os docentes.

O docente Ninno Amorim foi indicado para compor o Comando de Greve Nacional, o comando local aguarda o recurso para enviar o representante a Brasília, sede do CNG.

Os encaminhamentos da assembleia foram os seguintes:

  • Enviar ofício à Reitoria da Unir solicitando esclarecimentos sobre o atraso do pagamento neste mês de junho e as providências a serem tomadas com relação aos responsáveis pelos danos causados aos docentes e técnicos-administrativos da Unir;
  • Encaminhar indicativo de suspensão do calendário acadêmico, a partir do dia 17 de maio de 2012, aos conselhos responsáveis (CONSEA E CONSUN), com o fim de evitar maiores prejuízos aos estudantes e aos docentes em greve;
  • Elaborar uma carta de esclarecimentos à comunidade acadêmica e à sociedade rondoniense detalhando os motivos do movimento nacional de greve dos docentes das federais; e
  • Convidar os procuradores dos Ministérios Públicos Estadual e Federal para falar sobre o andamento dos processos fruto da greve do ano passado.
Foram indicados os docentes para compor a Comissão de Avaliação Institucional: Prof. Fabrício Moraes de Almeida e Prof. Pedro Tárique Barreto Crispim, ficando o professor Vasco na suplência.

O comando de greve local solicitou maior empenho dos docentes no sentido de somarem esforços junto às ações do comando, que conta um número reduzido de membros.

Com relação aos recursos da greve, a Adunir apresenta dificuldades em financiar as atividades devido à falta de dinheiro no caixa. A Adunir continua com sua campanha de filiação à Seção Sindical do Andes em Rondônia. Falou-se sobre a importância do sindicato na defesa dos interesses dos docentes.

Será enviado ofício ao Andes-SN solicitando aporte financeiro para o movimento local.

Na próxima quarta-feira teremos nova assembleia para discutir a seguinte pauta:

1 - Informes
2 - Assessoria Jurídica da Adunir
3 - Plano de Saúde
4 - Fórum em Defesa da Unir
5 - Participação dos estudantes na mobilização da greve

Informamos que a pedido da representação estudantil esta assembleia terá a participação dos discentes interessados nos rumos da universidade pública no país.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Primeiro quero dizer que a indicação do professor Ninno Amorim foi perfeita. Tive a chance de conhecê-lo aqui em Guajará, além disso, é ótimo saber que um professor do dep. de Ciências Sociais está compondo o comando nacional.
    Aqui em Guajará estamos firmes, apensar de alguns furões......Mas aqui a coisa é sempre esquisita.
    No que precisar estou a disposição.

    Abraxx. Prof Renato

    ResponderExcluir
  2. Quanto ao encaminhamento da assembléia, procede a data do segundo item ???

    Encaminhar indicativo de suspensão do calendário acadêmico, a partir do dia 17 de maio de 2012, aos conselhos responsáveis (CONSEA E CONSUN), com o fim de evitar maiores prejuízos aos estudantes e aos docentes em greve;
    Elaborar uma carta de esclarecimentos à comunidade acadêmica e à sociedade rondoniense detalhando os motivos do movimento nacional de greve dos docentes das federais; e

    ResponderExcluir